quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Acordo Nuclear

Uma das notícias mais recentes é que o Irão está prestes a entrar em acordo acerca do tema nuclear.


Notícia do site "veja.com" da editora Abril:

"O Irão aceitou nesta quarta-feira o esboço da proposta de acordo nuclear negociada em Viena, na Áustria, com Estados Unidos, França e Rússia. O representante iraniano na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Ali Asghar Sultaniye, disse à agência de notícias Isna que as propostas são "construtivas e positivas" e que a Rússia será o país que enviará urânio ao Irão.

«Anunciamos nosso desejo de ter um acordo de cooperação com a Rússia e, embora na minuta do contrato apareçam também Estados Unidos e França, nosso parceiro principal vai ser a Rússia», disse Soltaniye.

Ele ainda esclareceu que, caso EUA e França desejem cooperar na venda de urânio ao Irão, isso poderá ser feito através da Rússia. "Depois que Rússia e EUA anunciaram sua disposição de vender urânio ao Irão, a AIEA disse que a França também desejaria ser parte dessa cooperação. No entanto, revendo as passadas atividades nucleares da França no Irão decidimos tirar esse país das negociações e do acordo já que não tinha cumprido seus compromissos nos últimos 30 anos", acrescentou."



Vamos a ver se percebi. Os EUA e a França estão interessados na venda de urânio ao Irão? Então seguindo o raciocínio deles, vão vender urânio a um país que vai fabricar uma bomba nuclear! Ou já se esqueceram do que Obama e Sarkozy - entre outros - andaram a dizer?

É que se se esqueceram eu passo a citar:

Obama: «O Irão está a desrespeitar as regras que todas as nações devem seguir. Ameaçando o regime global de não proliferação, negando ao seu próprio povo o acesso à oportunidade que merece e ameaçando a estabilidade e segurança da região e do mundo» - querendo dizer com isto que o Irão andaria a usar a energia nuclear, não para fins pacíficos, mas sim militares.

Sarkozy: "Ninguém com seriedade pode acreditar que o programa iraniano tem objectivos pacíficos"


Pois é, nada é por acaso... Há sempre truque na manga nestas questões globais.

3 comentários:

  1. Devem andar à procura de desculpas para atacar, não?...
    De alguma forma, devem ter muito a ganhar.

    :(

    Beijitos

    ResponderEliminar
  2. De uma forma escondida, provavelmente apoiando a Rússia vendem o úranio a pessoas que sabem à partida que o vão usar como fins limitares.

    Mas depois dizem assim: Ah e tal, mas eles estão a produzir bombas atómicas, e são um perigo para eles mesmos, para os países envolventes, e para nós! Ao ataque! E o pessoal diz: Sim, claro ao ataque, vocês têm razão, tomem lá os nossos filhos para ajudar!

    E entretanto numa amena noite de inverno - ou verão, ou primavera - estão os lideres todos a contar as notinhas, e os beneficios que retiraram dali.

    Mas, ah, e tal, a guerra é uma estratégia necessária pois eles são violentos e extremistas!

    Isto não é tão simplesmente a repetição da história não?

    ResponderEliminar
  3. Errata: Onde se le limitares, leia-se militares.

    Obrigada.

    ResponderEliminar